14/06/2012
Vereador quer proibir a venda do veneno “chumbinho” em Campina

O vereador Olimpio Oliveira (PMDB), apresentou o Projeto de Lei nº 102/2012, que proíbe a venda, sem a respectiva receita agronômica, do agrotóxico..Leia mais... 

     O vereador Olimpio Oliveira (PMDB), apresentou o Projeto de Lei nº 102/2012, que proíbe a venda, sem a respectiva receita agronômica, do agrotóxico pertencente ao grupo químico dos carbamatos e organofosforados, mais conhecido como "chumbinho", nos estabelecimentos comerciais do município. Além de ser usado frequentemente por suicidas, esse veneno é muito utilizado para matar cães e gatos.
     Na verdade, não são poucos os casos noticiados pela imprensa que dão conta do número de pessoas envenenadas pela ingestão desse veneno popularmente conhecido como “chumbinho”. Seja de forma acidental ou intencional, sabe-se que a intoxicação por “chumbinho” atinge um grande número de crianças, além de estar presente em 80% das tentativas de suicídio e na maioria dos casos de homicídio por envenenamento. Isso porque a letalidade do produto chega a 10%, ou seja, uma em cada 10 pessoas que consomem o produto morre. Além disso, esse tipo de veneno tem sido utilizado em larga escala para o extermínio de cães e gatos, na maioria das cidades.