17/11/2011
Câmara aprova várias matérias para proteger o Patrimônio Histórico

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande foram aprovadas quatro matérias, de autoria do vereador Olimpio Oliveira, que visam salvaguardar o que resta do Patrimônio Histórico da cidade...Leia mais.. 

     Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande foram aprovadas quatro matérias, de autoria do vereador Olimpio Oliveira, que visam salvaguardar o que resta do Patrimônio Histórico da cidade.
     Segundo Olimpio, o Patrimônio Histórico de Campina Grande vem sendo constantemente mutilado pela voracidade da construção civil que vem engolindo casarões, palacetes, prédios e monumentos, sem encontrar qualquer resistência por parte do poder público.
     “Estamos angustiados assistindo afrontosa destruição do que resta da nossa memória. A fiscalização é tímida, os instrumentos de proteção não são efetivados. Enfim, a cidade deve se levantar em defesa dos nossos alicerces” conclamou Olimpio.
Várias ações foram cobradas pelo vereador Olimpio Oliveira, tais como:
     • A efetivação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Município de Campina Grande;
     • a articulação de uma Força Tarefa envolvendo os órgão estaduais e municipais para desenvolver estratégias e ações para salvaguardar o que resta do Patrimônio Histórico da cidade;
     • a implantação emergencial de plantões do IPHAEP nos finais de semana e feriados para proteger o Patrimônio Histórico em risco na cidade, e, 
     • que Prefeitura passe a fiscalizar a Lei nº 3.721/99, que se destina a preservar a forma arquitetônica, volumetria, composição de fachada e coberta dos prédios situados na área protegida pelo “Programa Campina Art Déco”.