11/11/2010
Vereador defende a criação de ciclovias

A Câmara Municipal de Campina Grande, aprovou na manhã desta quinta-feira, 11, Requerimento de autoria do vereador Líder da Bancada Governista, Olimpio Oliveira (PMDB) solicitando ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo, bem como ao Superintendente da STTP a implantação...Leia mais...

     A Câmara Municipal de Campina Grande, aprovou na manhã desta quinta-feira, 11, Requerimento de autoria do vereador Líder da Bancada Governista, Olimpio Oliveira (PMDB) solicitando ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo, bem como ao Superintendente da STTP a implantação, aos domingos e feriados, no período compreendido das 07h00 às 14h00, de uma ciclofaixa de lazer exclusiva para bicicletas ao longo da av. juscelino kubitschek.
     Em sua propositura o vereador considerou que, ao analisar a realidade de Campina Grande, verifica-se o uso crescente da bicicleta como meio de transporte para o trabalho e estudo, além das atividades de lazer, necessitando, assim, de tratamento adequado ao papel que desempenha nos deslocamentos urbanos de milhares de pessoas, exigindo uma política pública, que seja implantada após uma discussão com a sociedade civil. 
     Segundo Olimpio, a inserção da bicicleta nos atuais sistemas de transporte é possível, mas ela deve ser considerada como elemento integrante do novo desenho urbano necessário para dar suporte à Mobilidade Urbana Sustentável, incorporando-se à construção de ciclovias e ciclofaixas, principalmente, nas áreas de expansão urbana. Torna-se necessária também a ampliação da abordagem para incluir as vias cicláveis, que são vias de tráfego compartilhado que podem ser adequadas ao uso da bicicleta. 
     “A Avenida Juscelino Kubitschek, que foi aberta e pavimentada pela atual gestão e que tem o canteiro central, totalmente urbanizado, como opção para o Cooper e para caminhada. É uma área de excelente topografia. Além disso, em toda a região sul e oeste da cidade não dispomos de ciclovias, por isso, estamos propondo a implantação, inicialmente aos domingos e feriados, como forma de promover a prática desse esporte com mais segurança”, destacou Olimpio Oliveira.