28/10/2010
Olimpio Completa 11 anos de ações de prevenção às drogas
No próximo mês de dezembro, o vereador Olimpio Oliveira estará completando 11 anos dedicados a ações de prevenção às drogas. Para celebrar essa marca, Olimpio quer ampliar as ações... Leia mais... 

     No próximo mês de dezembro, o vereador Olimpio Oliveira estará completando 11 anos dedicados a ações de prevenção às drogas. Para celebrar essa marca, Olimpio quer ampliar as ações preventivas para todo o Estado. Faz parte da estratégia para levar palestras sobre os riscos das drogas para os outros municípios paraibanos uma campanha com outdoors, inicialmente, em Campina e João Pessoa, disponibilizando o contato para o agendamento gratuito de palestras. “O problema das drogas está assumindo proporções alarmantes e precisamos todos fazer a nossa parte para evitar o primeiro contato das crianças e adolescentes com drogas”, justifica Olimpio Oliveira.


     Por outro lado, Olimpio planeja lançar, no próximo ano, um livro para ajudar as pessoas que desejam sair das drogas, inclusive, Olimpio destinará a renda líquida do livro para os Centros de Recuperação, que funcionam em Campina Grande.


     O vereador Olimpio Oliveira já atingiu a marca de 600 palestras proferidas, inclusive, fora do Estado. A cada semana, o vereador visita duas escolas públicas e passa a mensagem de forma bem descontraída. “Na verdade, não falamos muito de drogas. Falamos de qualidade de vida, de projeto de vida; afinal, quem é feliz, não precisa de drogas”, comentou Olimpio.


Olimpio já lançou diversos projetos sobre drogas em Campina Grande; o mais recente deles foi a “Campanha de Vacinação Contra as Drogas”; que consistia em fortalecer os laços familiares. “Não há vacina mais poderosa contra as drogas do que uma família que vive em harmonia”, finalizou Olimpio.
 
Não às Drogas


     O vereador Olimpio Oliveira, através do Projeto Não às Drogas, sensível ao grave problema do consumo de drogas em nossa cidade, está desenvolvendo ações preventivas em toda Campina Grande. Atuam  no Projeto profissionais e voluntários que recebem treinamento sobre a abordagem antidrogas e estão aptos a realizar os trabalhos de Prevenção Primária voltados para alunos, professores, pais e demais segmentos.


O QUE SÃO DROGAS?
     São substâncias naturais ou sintéticas que, introduzidas no organismo, provocam alterações psicológicas ou físicas.


O QUE É DEPENDÊNCIA?
     Psicológica: Quando falta a droga, a pessoa tem sofrimento mental.
Física: Provoca a síndrome de abstinência; que é o sofrimento orgânico e físico.


     Drogas: Vou experimentar e deixo de usar quando quiser. Será mesmo?
Todos, que hoje são dependentes, também pensavam assim. Quantas pessoas prometem deixar de fumar, de beber, de se drogar e não conseguem! Não é fácil mudar hábitos da noite para o dia. Até simples manias, como roer unhas, custa-se  a abandonar! Como é difícil deixar de lado aquele refrigerante ou suco na hora das refeições! O que não dizer das drogas que são elaboradas com efeito viciante?! 


Qual é a pior droga?
A pior droga é aquela que você está usando.


Álcool e cigarro (tabaco) são drogas?
Sim, porque, além de não fazerem bem, nem serem necessárias, são muito prejudiciais ao nosso organismo. Cada cigarro que a pessoa fuma, encurta em 5 minutos a sua vida; enquanto que o alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo e está relacionada a 80% dos suicídios e 64% dos homicídios.


O que a droga tem a ver com a liberdade?
     Nada. A verdadeira liberdade nasce de dentro. É uma força interior, que explode para a vida. A liberdade é uma conquista do dia-a-dia. É a educação constante da vontade. É a sensibilidade para fazer o que nos convém, com responsabilidade. A droga causa uma sensação passageira, um arremedo de liberdade.


Drogas ajudam o jovem a ser mais corajoso?
     Desde quando coragem vem num pacotinho ou num copo ? A disciplina educa para a coragem. A coragem, a gente ganha dominando os medos. Quem quer ser vencedor, tem que ter mais confiança em si próprio. A timidez é vencida, quando vencemos o amor próprio excessivo e a falta de cultura. Se você pode rir dos outros, não tema que façam o mesmo contigo; e estude, leia, se informe, pois isso te dá mais confiança para conversar com as outras pessoas.


O que as drogas têm a ver com sexualidade?
     A Sociedade de consumo quer nos domesticar com drogas, moda, máquinas e sexo. O sexo tornou-se vulgar. A pressão, que o jovem sofre nesta área, é feroz. E os efeitos? Estão aí: gravidez prematura e indesejada, milhões de abortos mundo afora,  prostituição de menores e a escalada da AIDS.  Quem está sob o efeito de drogas, torna-se imprudente. São vários os casos de pessoas que contraíram o vírus HIV, após uma noitada regada a drogas.


Você tem o direito de não usar drogas. Como reagir diante da pressão para usá-las?
     Sendo você mesmo, sendo fiel aos seus princípios. Quem quiser ser seu amigo, tem que aceitar você, do jeito que você é. Não mude de opinião, como quem muda de roupa.  Lembre-se: Amigo de verdade não oferece droga.


     Por que a maconha é considerada uma droga, se é uma erva natural?
Existe uma idéia, bastante popular, de que tudo aquilo que vem da natureza não faz mal, porque é natural, e que tudo o que é produzido em laboratórios, através de processos sintéticos, é droga. Este não é um critério científico para definir o que é uma droga. Ser natural, não é sinônimo de ser saudável; assim como o que é produzido em laboratório, por ser "artificial", não significa que não pode ser consumido. O veneno de cobra, por exemplo, é natural, vem diretamente da natureza e pode até matar. Já a vacina Sabin, que previne a paralisia infantil, é feita inteiramente em laboratório, por processos químicos.


O que você quer de sua vida?
     Você já parou para pensar que "painho" e "mainha" não irão viver para sempre ?  É tempo de você projetar o seu futuro.  Afinal, não há dignidade em quem vive às custas dos outros  e você, certamente, não quer viver assim, não é? Então, faça planos para o futuro. Escolha, desde já, a carreira que vai seguir. Pense nas coisas que você quer conquistar nos próximos anos, pense em ser um cidadão honesto, cumpridor de seus deveres, pense em ser um profissional respeitado. Sonhe e busque realizar os seus sonhos.


 VEJA Campanha de Vacinação Contra as Drogas
http://www.olimpiooliveira.com.br/geral/2009-campanhadevacinacao.shtml