04/08/2010
Bebês nascidos em hospitais Amigos da Criança como o Isea mamam por mais tempo
FONTE: CODECOM

     Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelou que os bebês nascidos em hospitais credenciados como Amigos da Criança, a exemplo do Isea (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida) da Prefeitura de Campina Grande, mamam por um período maior. O título de Amigo da Criança foi criado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e foi concedido ao Isea há 14 anos. De acordo com a pesquisa, o índice de bebês que mamaram na primeira hora de vida foi de 71,9% nos hospitais Amigos da Criança, enquanto nas demais maternidades a taxa foi de 65,6%.

     Ainda de acordo com a pesquisa, dos bebês nascidos em hospitais Amigos da Criança metade deles foi alimentada somente com leite materno nos primeiros seis meses de vida, enquanto nas outras maternidades, o índice foi de 46%. O Isea é Amigo da Criança porque cumpre os “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”, propostos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Unicef. Esses passos garantem que o hospital tenha normas e rotinas que proporcionem a todos os bebês o melhor começo de vida possível, criando um ambiente de apoio ao início e estabelecimento do aleitamento materno.

     Para incentivar a prática da amamentação, que promove a interação entre mãe e filho e diminui a mortalidade no período neonatal, o Isea está realizando até a próxima sexta-feira, 6, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMSM). Nesta quarta-feira, 4, a partir das 10h, dentro da programação da maternidade, Cristiane Kate vai apresentar o trabalho desenvolvido pelos fisioterapeutas no Banco de Leite do Isea, o único da cidade, seguida da palestra com a psicóloga Renata Prado, que vai falar sobre o tema “Vínculo afetivo e materno infantil na amamentação”.

     Outros eventos incluem ainda a apresentação de vídeo sobre a amamentação e da bonequinha “Amiguinha do Peito”, que vai expor a importância da amamentação nas primeiras horas após o parto. À tarde, a partir das 15h, a odontologista Ana Maria de Araújo Lucena e a mestranda Tássia Almeida Pinto irão falar sobre “Amamentação e higienização bucal”. “Alimentação – mãe e bebê” será o tema da palestra da nutricionista Andréa Cardoso Rocha, que acontece a partir das 16h.

     A programação da tarde será encerrada com a tutora Ângela Gelma que, acompanhada por outras tutoras, fará palestra sobre a “Rede Amamenta Brasil no município”. A iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada em 1990 pela OMS e Unicef para promover, proteger e apoiar a amamentação. O Brasil possui 335 hospitais Amigos da Criança e todos, a exemplo do Isea, possuem em sua entrada principal uma placa indicando a obtenção deste título

Os dez passos para o sucesso da amamentação que o Hospital Amigo da Criança precisa cumprir são:

1. Ter uma política de aleitamento materno escrita e que seja rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.

2. Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar a política de aleitamento materno.

3. Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno.

4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê.

5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo no caso de serem separadas dos filhos.

6. Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno – a não ser que haja indicação médica.

7. Praticar o alojamento conjunto, permitindo que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas.

8. Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda.

9. Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10. Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos após a alta da maternidade.