05/05/2010
SEGURANÇA: Após reunião com vereador e lideranças, o comandante virá a Campina

     O Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Wilde de Oliveira Monteiro, recebeu em audiência na tarde desta terça-feira o vereador Olimpio Oliveira (PMDB) acompanhado dos presidentes dos quatro Conselhos Comunitários de Segurança em atividade na cidade de Campina Grande, além do empresário Hilton Motta Filho, presidente da Câmara dos Diretores Lojistas de Campina.
A audiência durou mais de duas horas, oportunidade em que o Cel. Wilde Monteiro ouviu pacientemente os reclames de cada um dos presidentes dos CONSEB’s. “O Projeto de Polícia Comunitária de Campina está totalmente descaracterizado, perdeu a identidade. As Bases de Polícia Comunitária mais parecem Postos Policiais.” Desabafou Anchieta Araújo, presidente do Conselho de Segurança da Zona Leste.
     Por outro lado, o vereador Olimpio Oliveira entregou um ofício ao Comandante onde ele manifesta o seu desapontamento: “Desde 2002, tentamos viabilizar a implantação plena do Policiamento Comunitário em Campina, mas o processo é lento, pois faltam investimentos e priorização por parte dos governos que se sucedem.O crime não espera a vontade política, os números da violência em Campina Grande são estarrecedores e as políticas públicas de segurança, praticamente inexistem.” Ponderou o vereador.
     Já Hilton Motta fez questão de registrar o grau de preocupação da classe empresarial com os constantes assaltos na área central da cidade, especialmente, no horário noturno quando está sendo realizada a operação de descarga de mercadorias nas lojas.
     O Cel. Monteiro demonstrou as limitações que a Corporação enfrenta em relação ao déficit de material humano, mas se comprometeu se empenhar para melhorar a sensação de segurança na cidade de Campina, inclusive, visitará “in loco” a cidade, na próxima sexta-feira, onde verificará pessoalmente as deficiências apontadas e reunirá os comandantes dos Batalhões locais para buscar o indicativo de soluções a curto prazo.