17/04/2010
Vereador denuncia venda de veneno clandestino no comércio de Campina

“Um crime vem se perpetuando nas feiras e em alguns estabelecimentos comerciais de nossa cidade”. O alerta será feito publicamente na tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, na próxima terça-feira, 20 de abril, quando o vereador Olimpio Oliveira (PMDB)...

     “Um crime vem se perpetuando nas feiras e em alguns estabelecimentos comerciais de nossa cidade”. O alerta será feito publicamente na tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, na próxima terça-feira, 20 de abril, quando o vereador Olimpio Oliveira (PMDB), apresentará requerimento solicitando à Gerência de Vigilância Sanitária do Município, a realização de Rigorosa Fiscalização para coibir o comércio do veneno conhecido por "chumbinho".
     Segundo Olimpio Oliveira, o veneno está sendo comercializado livremente sem restrição por comerciantes ambulantes de Campina Grande que vendem indevidamente o produto que é utilizado como raticida, mas que está sendo utilizado para matar cães, gatos e até para o suicídio de pessoas nesta cidade.
     O vereador destacará na tribuna que o veneno conhecido por “chumbinho” é um produto clandestino, geralmente comercializado sob a forma de um granulado cinza escuro ou grafite e irregularmente utilizado como raticida, que não possui registro na ANVISA e nem em qualquer órgão governamental, composto habitualmente por agrotóxicos pertencentes ao grupo químico dos carbamatos e organofosforados;
     Seja de forma acidental ou intencional, sabe-se que a intoxicação por “chumbinho” atinge um grande número de crianças, além de estar presente em 80% das tentativas de suicídio e na maioria dos casos de homicídio por envenenamento. Dentro das estatísticas de tentativa de suicídio, a letalidade do produto “chumbinho” chega a 10%, ou seja, uma (01) em cada 10 pessoas que consomem o produto, falece.
     “É necessário que se fiscalize e se coíba definitivamente este veneno, pois, além de servir como uma alternativa, comercializada a céu aberto para pessoas pretensas ao suicídio, justamente pela facilidade de compra, esse tipo de veneno “chumbinho”, também tem sido utilizado em larga escala para o extermínio de cães e gatos aqui em Campina Grande, fato este, que também tem alertado e revoltado as diversas ONGs que fazem parte do FORUM Municipal do Bem Estar Animal” alertou Olimpio Oliveira.