05/12/2009
Câmara realizou audiência pública para discutir violência contra mulher

A Câmara Municipal, atendendo propositura do vereador Olimpio Oliveira, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Poder Legislativo campinense, realizou nesta sexta-feira, dia 4, audiência pública com o intuito de mobilizar a população campinense para a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Leia mais...

     A Câmara Municipal, atendendo propositura do vereador Olimpio Oliveira, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Poder Legislativo campinense, realizou nesta sexta-feira, dia 4, audiência pública com o intuito de mobilizar a população campinense para a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
    
     O evento que foi aberto pelo vereador Fernando Carvalho e presidido pelo vereador Olimpio Oliveira e secretariado pela vereadora Daniella Ribeiro contou ainda com a participação do vereador João Dantas; a representante do Governo do Estado, Doraci Vieira; o representante do Poder Executivo Municipal, o secretário Hermano Nepomuceno; a advogada Celeide Farias; a professora Lígia Pereira; a coordenadora municipal de políticas públicas para as mulheres, Ana Cleide Rotandano; a representante do 2º BPM, tenente Izabelly, entre outras representantes de diversas entidades.
     O vereador Olimpio Oliveira justificou na tribuna da Câmara, que o propósito da campanha é mobilizar a população para o enfrentamento da violência contra as mulheres e disseminar informações buscando soluções para a situação de violência que estão expostas mulheres de todo o mundo, nas diferentes raças/etnias, idades e classes sociais. 
     O parlamentar lembrou ainda que, a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, teve início a nível mundial no dia 25 de Novembro durante a comemoração do Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres e se encerra em 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos. 
     O vereador Olímpio Oliveira alerta também, que dados divulgados recentemente pela Secretaria Especial de Políticas Para Mulheres (SPM) mostram que o número de atendimentos do Ligue 180 – número da Central de Atendimento à Mulher – aumentou 1.704% entre 2006 e 2009. 
     Neste período, foram registrados 791.407 atendimentos. Como base para a comparação, a secretaria utilizou os períodos entre abril e dezembro de 2006, e entre janeiro e outubro de 2009. 
     A advogada Celeide Farias (foto) foi uma das palestrantes do evento e destacou a violência que as mulheres sofrem dentro do lar, o que pra ela, é a mais preocupante pelo fato de abalar toda a estrura familiar, prejudicando, principalmente, a educação dos filhos. 
     Celeide citou a luta das mulheres, ao longo dos anos pelo o bem estar social. Lembrou que a violência aumentar contra todos os seres humanos, mas muita mais contra a mulher. Citou a Lei Maria da Penha como um avanço na lutas contra a violência, no entanto ele argumentou que, “precisamos avançar muito mais”, disse. 
     Destacaram ainda, as lutas das mulheres contra a violência, os vereadores, João Dantas, Fernando Carvalho a vereadora Daniella Ribeiro que, na oportunidade elogiou a iniciativa do autor da propositura, destacando a responsabilidade de mulher em educar os filhos, exercer uma profissão e ainda cuidar da família e Doraci Vieira, Hulda Farias, Lígia Pereira, Verônica Loureiro, Hermano Nepomuceno entre outras representantes de entidades.