03/12/2009
MEIO AMBIENTE: Projeto obriga Condomínios e Shopings a implantarem Coleta Seletiva

A Comissão de Redação e Justiça da Câmara Municipal de Campina Grande recebeu esta semana, Projeto de Lei de autoria do vereador Olimpio Oliveira (PMDB) solicitando que implantação obrigatória do Sistema de Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis nos Condomínios em geral e Shopping Centers no âmbito do município. Leia mais... 

     A Comissão de Redação e Justiça da Câmara Municipal de Campina Grande recebeu esta semana, Projeto de Lei de autoria do vereador Olimpio Oliveira (PMDB) solicitando  implantação obrigatória do Sistema de Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis nos Condomínios em geral e Shopping Centers no âmbito do município.
     De acordo com o vereador Olimpio Oliveira, caso o Projeto seja aprovado e sancionado, a nova Lei obrigará os condomínios residenciais, comerciais e industriais instalados em Campina Grande, com mais de 30 (trinta) unidades individuais, instalarem obrigatoriamente o Sistema de Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis. A mesma obrigatoriedade atinge também os Shoppings Centers, com mais de 30 (trinta) lojas. 
     Em sua justificativa o peemedebista destacou que por muito tempo, a coleta e destinação dos resíduos sólidos de nossa cidade apresentam problemas ambientais, uma vez que o lixo produzido no município é depositado a céu aberto, sem qualquer tratamento, no LIXÃO localizado na Alça Sudoeste. Tal situação se tornou mais grave recentemente, pois o local se encontra saturado, esgotado e não suporta a demanda do lixo produzido em Campina Grande e o problema ganhou visibilidade. 
     Para Olimpio, faz-se necessária a busca de alternativas que facilitem a operacionalização do sistema e que, concomitantemente, atendam os anseios da população em relação à limpeza urbana e à qualidade de vida. “A Prefeitura trabalha na expectativa de viabilizar a implantação de um Aterro Sanitário, uma medida, ecologicamente correta, mas que ainda está longe de ser concretizada” destacou.
     O parlamentar destaca também, que mesmo quando for implantada, a coleta seletiva a que se destina este Projeto de Lei, necessitará de uma mudança de cultura das pessoas, no sentido de se conscientizarem da importância da implantação da Política dos 3 R’s, que nada mais é, do que reduzir a produção de resíduo, reutilizar o que for possível e reciclar.
     “Com a implantação do Sistema de Coleta Seletiva, estaremos evitando a destinação de grandes volumes de lixo para o já comprometido LIXÃO de nossa cidade, e por outro lado, estaremos proporcionando a oportunidade da geração de emprego, renda, e quem sabe, a inserção social dos catadores de materiais recicláveis, pois temos na cidade duas Cooperativas de Catadores, que sobrevivem com muitas dificuldades” alertou Olimpio Oliveira.