03/12/2009
Câmara participa da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campina Grande, que é presidida pelo vereador Olimpio Oliveira (PMDB), realizará nesta sexta-feira 04 de dezembro, ás 10h, no Plenário da Casa de Felix Araújo, Audiência Pública com o intuito de mobilizar a população campinense para a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Leia mais....

     A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campina Grande, que é presidida pelo vereador Olimpio Oliveira (PMDB), realizará nesta sexta-feira 04 de dezembro, ás 10h, no Plenário da Casa de Felix Araújo, Audiência Pública com o intuito de mobilizar a população campinense para a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
     A audiência, que também é uma iniciativa do vereador Olimpio Oliveira, reunirá além dos diversos representantes dos seguimentos sociais, e dos Poderes Públicos, ativistas e militantes dos movimentos de defesa da mulher. A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que foi instituída em 1991 por feministas e movimentos de mulheres vinculadas ao Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens´s Global Leadership), ocorre atualmente em 159 países.
     Ao convocar a Audiência Pública, o vereador Olimpio Oliveira justificou na tribuna da Câmara, que o propósito da campanha é mobilizar a população para o enfrentamento da violência contra as mulheres e disseminar informações buscando soluções para a situação de violência a que estão expostas mulheres de todo o mundo, nas diferentes raças/etnias, idades e classes sociais.
     A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, teve início a nível mundial no dia 25 de Novembro durante a comemoração do Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres e se encerra em 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos, entretanto, no Brasil, a Campanha tem início no dia 20 de novembro, quando da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra.
     O vereador Olimpio Oliveira alerta também, que dados divulgados recentemente pela Secretaria Especial de Políticas Para Mulheres (SPM) mostram que o número de atendimentos do Ligue 180 – número da Central de Atendimento à Mulher – aumentou 1.704% entre 2006 e 2009. Neste período, foram registrados 791.407 atendimentos. Como base para a comparação, a secretaria utilizou os períodos entre abril e dezembro de 2006, e entre janeiro e outubro de 2009.
     “Esta ação também busca mostrar que todos nós somos responsáveis, cada um com seu papel, na busca de soluções para mudar a realidade de mulheres agredidas fisicamente, psicologicamente e moralmente” destacou Olimpio Oliveira.