28/10/2009
Aprovada proibição de Maionese, Mostarda e ketchup em bisnaga

A Câmara Municipal de Campina Grande deu um importante passo em defesa dos consumidores, pois, na manhã desta terça-feira, 27, APROVOU por Unanimidade Projeto de Lei de autoria do vereador Olimpio Oliveira (PMDB) que DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE dos restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares, e Estabelecimentos Similares Vendedores ambulantes um fornecerem embalagens descartáveis tipo "sachês" Leia mais ...

     A Câmara Municipal de Campina Grande deu um importante passo em defesa dos consumidores, pois, na manhã desta terça-feira, 27, APROVOU por Unanimidade Projeto de Lei de autoria do vereador Olimpio Oliveira (PMDB) que DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE dos restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares, e Estabelecimentos Similares Vendedores ambulantes um fornecerem embalagens descartáveis tipo "sachês" de maionese e ketchup, mostarda, bem como abolir consequentemente o uso da bisnaga plástica.
De acordo com o vereador Olímpio Oliveira uma proposta que agora será encaminhada para se sancionada pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo tem como principal objetivo fortalecer os dispositivos legais para Proteger a saúde do cidadão campinense, Através de Lei Municipal. 
Na tribuna, o autor da propositura destacou que, apesar das Indústrias de produtos como maionese, ketchup e mostarda advertirem nas respectivas embalagens que o produto não DEVE ser fracionado para a venda ao consumidor, é comum essa prática em Campina Grande, o que causa insegurança na relação de consumo e riscos à saúde do consumidor.
Para Olimpio, a Utilização de Bisnagas de plástico de uso coletivo causa dúvidas a origem da respeito, conservação, manipulação e higienização de tais produtos, bem como, essa prática favorece a ocorrência de intoxicação alimentar, pois não há controle sobre um dos produtos origem. Ele destacou também que apesar de utilizarem alguns comerciantes já voluntariamente uma prática do sachê, muitos ainda arriscam a saúde do consumidor campinense.
O também peemedebista destaca que o sachê é muito mais seguro para uso individual e se destaca por sua praticidade Economia, Segurança e Higiene. Como exemplo da Aplicabilidade da proposta, o vereador Olímpio Oliveira destaca que em algumas cidades, como Brasília e Ribeirão Preto (SP), a lei proíbe já tradicionais como Bisnagas de maionese, mostarda e ketchup em bares e restaurantes.
     "O presente Projeto, ao tempo que proíbe o Fornecimento de fazer molhos tipo ketchup, maionese, mostarda e derivados Oferecidos em embalagens de uso coletivo, o sachê apresenta como uma alternativa mais higiênica para o Fornecimento de tais produtos, pois além da praticidade o cliente terá a certeza de estar consumindo um produto inspecionado e lacrado "destacou Olimpio Oliveira.