13/10/2009
Câmara campinense institui dia Municipal do Evangélico

A Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo propositura do vereador Olimpio Oliveira (PMDB) instituiu através de um Projeto de Lei aprovado por unanimidade, O Dia Municipal do Evangélico. Leia mais...

     A Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo propositura do vereador Olimpio Oliveira (PMDB) instituiu através de um Projeto de Lei aprovado por unanimidade, O Dia Municipal do Evangélico. A data simbólica que visa homenagear os evangelicos no ambito de Campina Grande, após ser sancionada pelo Prefeito Veneziano Vital do Rêgo será comemorada todos os anos no dia 31 de outubro.
     Em sua proposta o vereador Olimpio Oliveira justificou a escolha da data, tendo em vistas que no dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano e professor de Teologia Martinho Lutero afixou à porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha, as suas 95 Teses, que tiveram como propósito convidar os acadêmicos para um debate público. O pano de fundo principal do debate seriam a venda das indulgências e outras questões teológicas e práticas controvertidas. Por esta razão, o dia 31 de outubro passou para a história como símbolo fundamental do movimento protestante.
     Para o autor da propositura, o Dia 31 de outubro é um dia especial para os cristãos evangélicos. É o dia de lembrar de homens como Martinho Lutero, João Hus, João Calvino, Wycliffe, Zwinglio e tantos outros, famosos e anônimos. Não é uma questão de idolatria disfarçada de veneração, como alguns segmentos cristãos fazem. É uma questão de lembrança do papel daqueles homens na história, e ainda maior importância deles no plano de Deus para a humanidade.
     O vereador considera em sua propositura que os nomes citados como referencia, foram relevantes na história, ao trazerem lemas como: Só a Escritura, Só a Graça, Só a Fé, Um Só Cristo, Só a Deus Glória. Não tem nada mais cristão do que reafirmar o sacerdócio universal de todos os crentes, defender o acesso à Palavra de Deus a todos os homens, proclamar que Cristo é o Senhor, e que só devemos dar glórias ao Todo-Poderoso. que citou estes nomes não que eles sejam especiais para Deus.
     “É nesse sentido que apresentamos este Projeto criando o Dia Municipal do Evangélico, instituindo uma data especial e tão cheia de significados como o 31 de Outubro para comemorarmos a presença da fé e da palavra de Deus no meio da sociedade campinense” destacou Olimpio Oliveira.