26/09/2009
Sessão Especial: Câmara debaterá Plano de Mobilização Social pela Educação de Qualidade

Atendendo propositura do vereador Olimpio Oliveira (PMDB), a Câmara Municipal de Campina Grande, aprovou por unanimidade, requerimento solicitando a realização de Sessão Especial para debater o Plano de Mobilização Social pela Educação de Qualidade (PMSE). A proposta tem como fundamentos os direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância. Leia mais ...

     Atendendo propositura do vereador Olimpio Oliveira (PMDB), a Câmara Municipal de Campina Grande, aprovou por unanimidade, requerimento solicitando a realização de Sessão Especial para debater o Plano de Mobilização Social pela Educação de Qualidade (PMSE). A proposta tem como fundamentos os direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância.
     Em sua propositura, o vereador Olimpio Oliveira destacou que o Plano de Mobilização é resultado do esforço conjunto de toda a sociedade brasileira, representadas por todos os segmentos, visando definir uma estratégia comum de mobilização social pela educação, e que a Paraíba já tem constituído o Comitê Estadual, inclusive, constituído aqui em Campina Grande no último dia 01 de setembro, em atividade realizada no auditório da FIEP, onde 16 entidades assinaram o termo que oficializa a adesão às ações da nova organização.
     Na oportunidade, durante o lançamento do Plano em nossa cidade, foi enfatizada a necessidade do envolvimento de todos para a consolidação dos objetivos almejados. Olimpio destaca que o (PMSE) representa o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da qualidade da educação brasileira.
     Lançado em maio de 2008, o Plano de Mobilização é uma orientação e um incentivo às lideranças sociais para a realização de ações pautadas pelo diálogo com os públicos de interesse sobre a importância da educação. Por meio desta iniciativa deve ser despertada a consciência das pessoas sobre o compromisso social na afirmação do direito de todos os brasileiros à educação de qualidade.
     Segundo Olimpio as atividades sugeridas pelo Plano de Mobilização são norteadas por diretrizes que correspondem às boas práticas encontradas em escolas onde os alunos têm alcançado bons índices nas avaliações do MEC. Essas práticas se transformaram em 28 diretrizes do Plano de Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
     “Nossa proposta em debater o (PMSE) dentro da Câmara Municipal de Campina Grande, tem por objetivo, trazer para o plenário público os debates sobre o direito de todos os brasileiros, a aprender e ter acesso a uma educação de qualidade, mas para isto acontecer, a população deverá se integrar às propostas que farão parte de todos os planejamentos futuros que nortearão a educação em nosso país” alertou Olimpio Oliveira.
Algumas entidades que assinaram o termo que oficializa a adesão:
Vereador Olímpio Oliveira - Câmara Municipal Campina Grande
Kátia Cristina de C. Passos - Secretaria Municipal de Educação Campina Grande
Maria do Socorro Ramalho - 3ª. Gerência Regional de Educação
Hercílio de Castro Luz - 3ª. Gerência Regional de. Educação
Sandra Lucena - Serviço Social da Indústria
Dom Jaime Vieira da Rocha -Diocese Campina Grande
Maria do Socorro Bertolino - Diocese Campina Grande
Vandilma Oliveira Cavalcanti - Diocese Campina Grande
Lucíola Braz V. de Melo - Diocese Campina Grande
Maria Edneusa Lucena Barbosa - Movimento dos Focolares
Suênio Pereira da Silva - Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior (Omebe/PB).
José B. da Silva - Omebe
Samuel Dionísio de Veras - Igreja Evangélica Congregacional
Antonio Carlos dos Santos - Igreja Assembléia de Deus
Terezinha Cavalcante - Fundação de Ação Comunitária
Matéria Relacionada: Campina Grande forma Comitê de Mobilização Comitê de Mobilização Social pela Educação