13/08/2009
Olimpio solicita mais duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas

O vereador Olimpio Oliveira (PMDB) apresentou e a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou por unanimidade, solicitação que será encaminhada ao Prefeito Veneziano Vital do Rego, requerendo providencias urgentes para que haja uma articulação entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde para a construção de 02 (duas) Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs). - Leia mais...

     O vereador Olimpio Oliveira (PMDB) apresentou e a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou por unanimidade, solicitação que será encaminhada ao Prefeito Veneziano Vital do Rego, requerendo providencias urgentes para que haja uma articulação entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde para a construção de 02 (duas) Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs).
     Em sua solicitação, o vereador Olimpio Oliveira justifica que segundo o Portal do Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências;
     O vereador peemedebista ressaltou também que na primeira etapa já foram investidos pelo Ministério da Saúde R$ 188.850.000,00 na construção imediata de 123 Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h em todo território nacional. Até o final de 2010 estão previstas mais 377 unidades, totalizando 500 novas Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h em todo país, ou seja, Campina Grande ainda não foi contemplada com tão importante equipamento de saúde, apesar de sua importância regional.
     Segundo Olimpio Oliveira, recentemente o ministro José Gomes Temporão, declarou que “essas unidades são integradas ao SAMU/192 e às equipe de saúde da família, e referenciadas pela rede hospitalar. Pessoas que hoje têm atendimento precário na fila do pronto-socorro, sem acolhimento adequado, terão essa página virada a partir da implantação dessas UPAs.”