01/05/2009
Vitória: Remoção de ambulantes é adiada

Após viverem momentos de ansiedade, os ambulantes estabelecidos nas proximidades do Posto Futurama, na Av. Floriano Peixoto, no centro da cidade, conseguiram na tarde de ontem (30.04) formalizar um acordo com a Prefeitura Municipal adiando a remoção dos fiteiros e barracas prevista para o mesmo dia. A negociação foi intermediada pelo vereador Olimpio Oliveira (PMDB) e durou praticamente o dia todo.- Leia mais...

     ambulanteseolimpio300.jpgApós viverem momentos de ansiedade, os ambulantes estabelecidos nas proximidades do Posto Futurama, na Av. Floriano Peixoto, no centro da cidade, conseguiram na tarde de ontem (30.04) formalizar um acordo com a Prefeitura Municipal adiando a remoção dos fiteiros e barracas prevista para o mesmo dia. A negociação foi intermediada pelo vereador Olimpio Oliveira (PMDB) e durou praticamente o dia todo.
     Pela manhã os ambulantes liderados pelo sindicalista João Bosco, presidente do Sindicato dos Ambulantes de Campina Grande, acompanhados do Vereador Olimpio foram recebidos pelo Secretário Adjunto de Obras e Serviços Urbanos, o Dr. Ricardo Pedroso, que deu início às negociações, inclusive, apresentando o projeto de adequação da Garagem da Biblioteca Municipal para onde os ambulantes serão removidos.
     No início da tarde, a negociação prosseguiu com uma reunião com a presença dos ambulantes, o representante da Câmara Municipal e com o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, o Dr. Alexandre Almeida. Na oportunidade, foi sugerido pelos ambulantes o adiamento da remoção prevista para hoje (30.04). Além disso, o vereador Olimpio solicitou que tal remoção só fosse efetivada quando a obra de adequação da Garagem da Biblioteca estivesse concluída, ou seja, quando os novos boxes para recepcionar os ambulantes estivessem prontos.
     Após muita discussão, uma proposta de acordo foi acolhida por todos, que basicamente reside no estabelecimento de um novo prazo para a remoção - dia 20 de maio – Além disso, A Prefeitura estabeleceu um prazo de trinta dias para a entrega do novo espaço a ser ocupado pelos ambulantes.
A proposta foi apresentada ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo no início da noite, recebendo por parte dele a imediata aprovação.
     O prefeito disse que em todo o tempo buscou uma saída negociada para o impasse, pois assim tem sido feito historicamente no seu governo e citou como exemplo a retirada dos comerciantes informais da calçada do centro de saúde Dr. Francisco Pinto, da calçada da Secretaria de Finanças e do canteiro central da Av. Juscelino Kubitschek. “Estamos requalificando urbanisticamente a cidade sem descuidar do aspecto social” justificou Veneziano.